Linha de cuidado para prevenção e acompanhamento da obesidade infantojuvenil em Niterói é reconhecida entre 46 práticas avaliadas
A Linha de Cuidado e Manejo do Sobrepeso e Obesidade Infantojuvenil de Niterói, desenvolvida pelo Desiderata em parceria com a Secretaria de Saúde do município, foi selecionada como um dos projetos inovadores do Laboratório de Inovação em Vigilância em Saúde e Ambiente de Niterói (LIS-VIG).
A iniciativa, realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil e a Fundação Municipal de Saúde de Niterói, escolheu dez entre 46 projetos inscritos. Os Laboratórios de Inovação têm como propósito a identificação, a sistematização, a troca de conhecimentos e a divulgação de experiências que agregam valor aos serviços e às práticas cotidianas de saúde. No Brasil, a estratégia do Laboratório de Inovação em Saúde foi idealizada pela OPAS/OMS, em 2008.
O projeto da linha de cuidado construiu protocolos e fluxos para orientar o atendimento a crianças e adolescentes que apresentem obesidade ou fatores de risco para desenvolvê-la e foi premiado no eixo “Gestão e práticas de vigilância no cuidado em saúde”.
“O LIS-VIG é um importante passo para o reconhecimento do Desiderata como uma instituição que fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e inova nas iniciativas de promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável de crianças e adolescentes”, conta Raphael Barreto, gerente da área de obesidade do Instituto Desiderata.
Em 2022, a linha de cuidado foi implementada em dois territórios (Pendotiba e Norte II) da cidade de Niterói. Em 2023, o projeto iniciou uma nova fase, com a implementação da linha de cuidado nas outras quatro regionais de saúde, concluindo a atuação em todos os territórios de saúde do município: Leste Oceânica, Praias da Baía I, Praias da Baía II e Norte I.
A Linha de Cuidado e Manejo do Sobrepeso e Obesidade Infantojuvenil conta com o apoio da Umane.
Conheça mais sobre a linha de cuidado clicando aqui
Clique aqui para acessar o guia de bolso da linha de cuidado, com o fluxo de atendimento de gestantes, crianças e adolescentes na primeira etapa do projeto.