Hospital Municipal Jesus ganha sala de radiologia inspirada no fundo do mar

Realizada pelo Instituto Desiderata e ambientação criada por Gringo Cardia, a sala dos Robôs Submarinos no Hospital Municipal Jesus começa a funcionar em janeiro de 2021.

Sala dos Robôs Submarinos no Hospital Municipal Jesus

É com muita alegria que o Instituto Desiderata encerra um ano tão difícil quanto o de 2020 com uma entrega muito especial: a nova sala de raio-x do Hospital Municipal Jesus. A “Sala dos Robôs Submarinos” é mais um espaço humanizado pelo instituto, com capacidade de atender a cerca de 6 mil crianças e realizar aproximadamente 7,5 mil exames por ano. A parte mais profunda do mar foi a inspiração da equipe de Gringo Cardia para transformar o espaço em um universo mágico, cheio de seres aquáticos luminosos e robôs exploradores.

“A ambientação da sala de raio-x digital será de grande valia para as crianças e adolescentes assistidos aqui. Nós, servidores e funcionários, ficamos muito felizes com a possibilidade de garantir um atendimento humanizado e qualificado para as crianças e adolescentes do Rio de Janeiro. Que essa parceria dure muitos anos, pois a principal beneficiária é a criança que precisa de atendimento”, destaca a diretora do Hospital Municipal Jesus, Ariane Molinaro.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Desiderata, 86% dos cuidadores de crianças em tratamento apontaram a diminuição de seu nível de ansiedade e dor em ambientes humanizados, e 72% dos profissionais apontam uma reação menor da criança a procedimentos invasivos.

O Hospital Municipal Jesus faz parte da iniciativa Unidos pela Cura e conta também com um tomógrafo humanizado, o Submarino Carioca, em seu espaço de exames. Os espaços beneficiam todas as crianças atendidas pelo hospital, não apenas as que estão tratando o câncer. Além da ambientação da sala de Raio-X, o Desiderata realizou a manutenção na sala do tomógrafo e na sala de espera e doou computadores e outros equipamentos necessários para agilizar e aumentar a capacidade de exames.

Sala dos Robôs Submarinos é o sétimo ambiente transformado pelo Instituto Desiderata para hospitais públicos em parceria com Gringo Cardia. O projeto de Humanização do instituto conta ainda com os Aquários Cariocas do Hospital dos Servidores, do IPPMG, do Hospital da Lagoa e do Hemorio, a Hospedaria Juvenil do Hemorio e o Submarino Carioca do Hospital Jesus.