Hackathon Saúde Infantil reuniu 187 participantes em busca de soluções para lidar com o câncer e a obesidade em crianças e adolescentes

O evento dará R$ 30 mil em prêmios para as soluções mais inovadoras

A primeira edição do Hackathon Saúde Infantil, promovido pelo Desiderata, reuniu 187 participantes nos últimos dias 23, 24 e 25 de outubro, em busca de soluções para favorecer a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de qualidade de câncer ou obesidade infantojuvenis. O evento aconteceu inteiramente on-line, e os participantes se separaram em 22 grupos para o desafio de obesidade infantil e 18 para o de oncologia pediátrica.  Para auxiliar os grupos, 39 mentores das áreas de saúde e tecnologia reservaram horários para conversas com as equipes individualmente. A live de abertura do evento do está disponível no canal do Instituto Desiderata no Youtube.

O desafio de oncologia pediátrica proposto foi “Como podemos criar alternativas para solucionar o problema de informação sobre o câncer infantil para que tenhamos dados que subsidiem os profissionais envolvidos a atuarem de forma mais efetiva no mapeamento e no combate ao câncer infantil no Brasil?”. Já a obesidade infantojuvenil teve como levantou a problemática: “como a tecnologia pode auxiliar na eficiente coleta e tratamento de informações que influenciem a obesidade infantil, como os marcadores de consumo alimentar, dados antropométricos (peso e altura) e outros fatores?”. Ambos desafios esperavam encontrar soluções para a falta de clareza ou acesso às informações sobre as doenças.

Agora, os 27 projetos apresentados pelos participantes estão em fase de análise e avaliação. Os vencedores serão anunciados na próxima sexta-feira, dia 30 e os vencedores de cada categoria receberão prêmios de R$ 15 mil. O encerramento será às 19h e poderá ser acompanhado pelo canal do Youtube do Desiderata.