Está no ar o Relatório Anual do Desiderata!

Confira nossos principais resultados no ano em que completamos 18 anos!

O ano de 2021 marcou a chegada do Instituto Desiderata à “maioridade” em meio ao segundo ano de pandemia da Covid-19.

Os contextos sanitário e econômico acrescentaram alguns desafios à nossa missão de aumentar o diagnóstico precoce do câncer e reduzir os índices de obesidade em crianças e adolescentes.

Os resultados do nosso trabalho no último ano estão disponíveis em nosso relatório anual, que você pode acessar clicando aqui.

Entre as nossas principais realizações na área do câncer infantil está a 6ª edição do Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP), que pela primeira vez aconteceu no formato on-line e nacional, reunindo centenas de participantes de todo o Brasil e também de outros países, trocando informações e percepções sobre o cuidado do câncer infantojuvenil.

O FOP também marcou o lançamento do Panorama Nacional da Oncologia Pediátrica, primeira edição em que lançamos um olhar aprofundado sobre o cenário do câncer infantil em todo o país.

Na área da obesidade infantil, o Desiderata iniciou em 2021 sua atuação com ações de advocacy no legislativo, incidindo sobre o projeto de lei 1662/2019, aprovado em primeira votação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O projeto implementa medidas de prevenção e contenção dos índices de obesidade infantil no município.

O avanço do projeto ampliou o debate sobre o tema, e o lançamento do Panorama Online da Obesidade em Crianças e Adolescentes também subsidiou nossa estratégia de disseminação de informações qualificadas com o objetivo de fomentar a construção de novas políticas públicas na área.

Seguimos trabalhando junto ao setor público, empresas e outras instituições da sociedade civil para que o câncer e a obesidade infantil sejam tratados com prioridade e para implantar políticas públicas que possibilitem às crianças brasileiras uma vida mais saudável e com maiores oportunidades agora e no futuro.

Acesse o relatório completo para ver o que conquistamos, juntos, em 2021

Boa leitura!