Encerramos 2020 com grandes conquistas. Obrigado por fazer parte disso!

Integramos um grande movimento coletivo de enfrentamento ao coronavírus, realizamos nossa primeira campanha e nosso primeiro hackathon e inauguramos mais um espaço humanizado.

Este ano de 2020 chega ao fim como o mais triste e desafiador que tivemos de enfrentar na história recente. A pandemia de coronavírus nos obrigou a repensar e encontrar soluções em um cenário de muitas perdas e privações.  Para organizações que atuam em conjunto com os gestores públicos na área de saúde, no entanto, a crise foi também uma oportunidade de mostrar a importância da saúde pública. Neste cenário, entendemos que nosso trabalho seria mais importante que nunca.

Integramos, desde o início, o comitê gestor do Movimento União Rio, criado para fortalecer hospitais públicos e comunidades durante a pandemia. Entre outras ações, o movimento doou mais de 1 milhão de EPIs aos hospitais públicos cariocas.  Não poderíamos, claro,  deixar de lado crianças e adolescentes com câncer  que estavam em tratamento e requeriam ainda mais cuidados: doamos também cerca de 90 mil equipamentos de proteção a hospitais infantis do Rio e apoiamos o transporte para o tratamento de algumas delas.

Por falar em cuidados, lançamos também a nova edição de nossa Cartilha para Cuidadores de Crianças e Adolescentes com Câncer, com orientações atualizadas e ampliadas, levando em consideração também o atual contexto. Ainda na área de oncologia, realizamos a doação de equipamentos de diagnóstico ao INCA e ao IPPMG e finalizamos a ambientação da sala de Raio-X do Hospital Municipal Jesus.

A obesidade infantil também ganhou maior projeção no contexto da pandemia. A preocupação com a alimentação em tempos de quarentena abriu espaço para discutirmos a qualidade dos alimentos oferecidos a crianças. Foi nesse cenário que lançamos a campanha “Obesidade Infantil é coisa séria”, que impactou mais de 3 milhões de pessoas. Publicamos também a segunda edição do Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes, lançado em seminário que reuniu, virtualmente, centenas de pessoas durante quatro dias para discutir o tema e contou com a participação de Drauzio Varela e outros importantes parceiros.

Neste ano, realizamos também o nosso primeiro Hackathon Saúde Infantil, com incríveis soluções propostas para problemas relacionados às duas áreas de atuação do instituto. Também integrando as duas áreas, elaboramos uma carta de recomendações aos candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro.

O ano de 2020 também marcou a conquista de duas parcerias fundamentais para que continuemos a aumentar o impacto de nosso trabalho. A Umane se tornou uma importante parceira do Instituto Desiderata, e fechamos nosso primeiro financiamento internacional, com Bloomberg Philantropies/GHAI.
Todas essas conquistas só foram possíveis, neste ano tão difícil, graças ao apoio de todos vocês.

Em meio a tantas avanços institucionais, a saúde pública confronta – agora, novamente  – desafios  que só foram e continuarão sendo superados coletivamente. Esperamos que os problemas enfrentados este ano apontem também um novo lugar para a saúde pública em nossas vidas como cidadãos e como sociedade.

Muito obrigada, continuem contando conosco.                                                                         

Um grande abraço, 
Equipe Desiderata