Quinze anos e ampliação da atuação: balanço de 2018

O Instituto Desiderata, que há 15 anos desenvolve soluções para a saúde pública de crianças e adolescentes, revisitou o ano que passou para colher os resultados de suas atividades e apresentar um pouco dessa história. Este é o momento do nascimento do Relatório Anual 2018, que acaba de ser publicado em https://desiderata.org.br/ra2018/. De forma leve e interativa, o Relatório traz nossos principais resultados em um ano de mudanças estruturais e importantes para o futuro do Desiderata.

“No ano passado conquistamos uma ampliação e definição de atuação inédita na nossa área de saúde, inaugurando nosso posicionamento em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e abrangendo ações em obesidade infantojuvenil; alçamos também voos internacionais e nos posicionamos entre as 100 Melhores ONGs do Brasil. Tudo isso, com uma nova estrutura interna, com o nascimento das áreas de Comunicação e de Desenvolvimento Institucional”, explica Roberta.

Na oncologia pediátrica, o carro-chefe do nosso trabalho desde que surgimos, o ano trouxe o amadurecimento de projetos como o Unidos Pela Cura. Consolidamos números que mostram a força de uma política construída a várias mãos, unindo esferas do governo, instituições da sociedade civil e os gestores dos principais hospitais públicos especializados. Entre 2009 e 2018, 90% dos casos encaminhados foram agendados em até 72 horas após consulta na Atenção Primária. Também no último ano, mais de sete mil materiais impressos foram publicados e enviados para 100% das unidades de saúde, fortalecendo também nosso objetivo de capacitar e alertar profissionais de saúde para a suspeição precoce do câncer em crianças e adolescentes.

Nossas novas parcerias internacionais e nacionais, publicações, as diversas ações em advocacy e comunicação, bem como nossa demonstração financeira são outros capítulos da história que nossa equipe e parceiros desenvolveram no último ano e que queremos compartilhar nesta publicação online. Esperamos que em sua leitura você também se veja refletido nele, em um trabalho conjunto que deu origem a tantos resultados positivos para a saúde pública infantojuvenil no Rio de Janeiro.

Acesse https://desiderata.org.br/ra2018/ e boa leitura!

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata, fundado há 15 anos no Rio de Janeiro, constrói uma história inovadora de atuação conjunta com gestores públicos e organizações buscando soluções que garantam a prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes. Realiza ações de mobilização, capacitação de profissionais de saúde, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área. Desde seu início, trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia sua atuação para outras doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco, como a obesidade infantil.