Nova campanha mundial do UICC tem mentoria do Desiderata

Até 2030, 70% das mortes causadas por câncer no mundo deverão ocorrer em países de baixa e média renda. A estimativa é da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), que lançou a campanha mundial “Tratamento para todos” com o objetivo de reduzir a desigualdade de acesso entre os países e estimular os governos a cumprir, entre outras, a meta de redução de até 25% das mortes prematuras causadas pelo câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis até 2025. Para isso, criou entre seus jovens líderes uma rede de suporte para o desenvolvimento de ações nacionais e convocou nossa diretora executiva, Roberta Costa Marques, para ser uma das mentoras da iniciativa.

“A campanha representa um esforço de toda a rede do UICC, que está presente em 162 países, para que sejam priorizadas, pelos governos nacionais, medidas de controle do câncer em quatro áreas: registro, diagnóstico precoce, acesso a tratamento preciso e tempestivo e cuidados paliativos”, diz Roberta. “Estou muito feliz de participar desta rede e perceber que a atuação do Desiderata está, há 15 anos, e cada vez mais, refletida e alinhada com as orientações internacionais”, afirma.

Roberta atuará incentivando, orientando e apoiando a líder costa-riquenha Alexandra Nuñez, da Asociación Tour Rosa, uma das 17 selecionadas pela UICC por sua capacidade de executar ações nacionais e engajar organizações e governo para a implementação da campanha no país. A atuação dos mentores é fundamental para ajudar as organizações na tarefa de traduzir, na prática, importantes acordos firmados pelos governos, como a resolução de câncer de 2017 da Assembleia Mundial de Saúde.

A expectativa da UICC é reduzir as 4,3 milhões de mortes prematuras causadas pelo câncer engajando organizações na maioria dos 40 países de baixa e média nos próximos anos. Mobilizar e capacitar instituições para a identificação das ações de advocacy prioritárias é o objetivo maior desta etapa da campanha. Estas ações buscam a sensibilização dos poderes legislativo, executivo e judiciário, além da própria sociedade, para a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades da população. O exercício de atividades de advocacy está no DNA do Desiderata que, desde o seu início, atua como agente na área de saúde pública do Rio de Janeiro.

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata, fundado há 15 anos no Rio de Janeiro, constrói uma história inovadora de atuação conjunta com gestores públicos e organizações buscando soluções que garantam a prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes. Realiza ações de mobilização, capacitação de profissionais de saúde, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área. Desde seu início, trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia sua atuação para outras doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco, como a obesidade infantil.