Desiderata apresenta no Congresso Mundial de Câncer e integra Iniciativa Global da OMS

O Instituto Desiderata apresentou, entre os dias 01 e 04 de outubro, no Congresso Mundial de Câncer, organizado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), em Kuala Lumpur, na Malásia, algumas de suas principais ações desenvolvidas no combate ao câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Logo no primeiro dia do evento, nossa diretora executiva, Roberta Costa Marques, participou da Cúpula Mundial de Líderes contra o Câncer, evento que reuniu CEOs e líderes de Estado e de organizações internacionais.

Membro do Programa de Jovens Líderes da UICC, Roberta expôs, em uma sessão destinada aos jovens líderes mundiais no controle do câncer, o Unidos Pela Cura (UPC), iniciativa do Desiderata que se transformou em política pública de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro e que foi considerado referência por outros países durante o evento. O Fórum e o Panorama de Oncologia Pediátrica, também desenvolvidos pelo Instituto Desiderata, foram temas de outras duas apresentações.

“O Congresso foi uma excelente oportunidade para apresentar nosso trabalho lá fora e compartilhar melhores práticas com as maiores instituições ligadas ao câncer do mundo”, afirma Roberta. “Foi um momento importante para pensar novas ações e estreitar parcerias para 2019”, diz.

O Desiderata foi convidado ainda a participar da primeira reunião de trabalho da Iniciativa Global da ONU para o Câncer Infantil, que pretende garantir, até 2030, que pelo menos 60% das crianças com câncer consigam sobreviver à doença no mundo. Para isso, a aposta da organização mundial é pela ampliação do tratamento e diagnóstico precoce da doença, unindo organizações de todas as regiões do mundo em torno de um objetivo comum.

O Congresso Mundial de Câncer é bianual e representa o principal evento do mundo  na área para a troca de experiências e desenvolvimento conjunto de respostas aos principais desafios trazidos pela doença. Em 2018 o evento reuniu mais de 2.500 representantes de 120 países na primeira edição realizada no Sudeste Asiático. A próxima edição da Cúpula Mundial e do Congresso está prevista para 2020 em Muscat, capital de Omã.

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada há 15 anos no Rio de Janeiro, que sonha em ver crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo. Realiza ações de mobilização e articulação entre o setor público e a sociedade civil, capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico precoce, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área.