Eu sou o Instituto Desiderata e vou lutar para que o câncer infantojuvenil seja uma prioridade

A próxima terça-feira, dia 4 de fevereiro, marca o Dia Mundial do Câncer, uma ação promovida pela União Internacional para Controle do Câncer, que nos convoca a prevenir a doença e melhorar a qualidade do tratamento dos pacientes. Este ano, a campanha continua seguindo no tema do triênio 2019-2021: “Eu sou e eu vou”. Para fortalecer esse movimento, essa foi a data escolhida por nós, do Instituto Desiderata, para o lançamento da Carta de Recomendações, com diretrizes voltadas para melhorar o atendimento a crianças e adolescentes afetados pela doença.

A Carta de Recomendações é resultado das discussões que acontecem durante o Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP), encontro bienal que promove debates e elaboração de propostas para a (re)definição de políticas públicas para o câncer infantojuvenil, e é entregue aos gestores de saúde estadual e municipal, universidades de medicina e enfermagem e Organizações Não Governamentais relacionadas aos temas discutidos. O documento também fica disponível no site do evento e aponta os avanços e as demandas para um melhor tratamento para crianças e adolescentes em quatro temas: acesso ao tratamento, formação de profissionais, informação em saúde e cuidados paliativos.

A última edição do FOP aconteceu em setembro do ano passado e reuniu mais de 200 participantes – entre gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes. Todas essas pessoas participaram da elaboração da quarta edição da Carta de Recomendações, a partir das discussões nos grupos temáticos de trabalho.

O material aponta que os avanços nos últimos anos foram significativos, mas faz-se cada vez mais fundamental atuar de forma conjunta para melhorar o diagnóstico precoce e oferecer tratamento de qualidade para crianças e adolescentes com câncer. A Carta é um importante instrumento de reflexão e ação, a partir do entendimento de que as responsabilidades estão nas mãos de todas as organizações envolvidas. Os avanços e desafios serão monitorados por nossa equipe e apresentados no próximo Fórum, em 2021.

Esperamos que gestores públicos, profissionais de saúde e organizações sociais reafirmem seu compromisso com a causa e priorizem ações estratégicas que possam transformar a realidade de crianças e adolescentes com câncer.

Nós somos o Instituto Desiderata e vamos lutar para que o câncer infantojuvenil seja uma prioridade!

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata é uma OSCIP, fundada há 15 anos no Rio de Janeiro, que sonha em ver crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo. Eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar, constrói uma história inovadora com gestores públicos e organizações buscando soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde infantojuvenil. Realiza ações de mobilização e articulação entre o setor público e a sociedade civil, capacitação de profissionais de saúde, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área. Desde o início, trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia sua atuação para outras doenças crônicas não-transmissíveis e fatores de risco, como a obesidade infantil.