Desiderata se associa à World Obesity Federation na prevenção à obesidade em crianças e adolescentes

Federação reúne entidades que buscam mudar o cenário da obesidade em mais de 50 países

O Instituto Desiderata se tornou, neste mês de março, o novo integrante da World Obesity Federation (WOF). A Federação é uma coalizão sem fins lucrativos, que reúne organizações que buscam inspirar mudanças globais na formulação de políticas e ações de redução e prevenção da obesidade. 

A parceria é estratégica para o objetivo do Desiderata de contribuir para a redução da prevalência da obesidade em crianças e adolescentes no Brasil. 

A WOF atua em conjunto com seus parceiros em iniciativas semelhantes às realizadas pelo Instituto no Rio de Janeiro, como a organização de encontros para discutir políticas públicas, treinamento educacional para profissionais de saúde e campanhas de comunicação para divulgar informações qualificadas sobre o tema. Além disso, a Federação realiza ações de advocacy a nível global junto à OMS, UNICEF e outros fóruns. 

“Ser membro associado da WOF é uma grande experiência para o Desiderata. Trocaremos experiências com lideranças globais que realizam pesquisas e produzem estudos ricos em evidências científicas relacionadas à obesidade, que serão fundamentais para compararmos cenários e avançarmos na redução deste problema de saúde pública e suas graves consequências”, conta Raphael Barreto, gestor de projetos da área de Obesidade do Desiderata. 

Ações do Desiderata na área da obesidade

Desde 2019, o Instituto Desiderata atua de maneira integrada para estimular a prevenção da obesidade em crianças e adolescentes. O Instituto realiza ações de advocacy para a promoção de políticas voltadas à promoção de hábitos saudáveis e o tratamento adequado da condição na rede pública de saúde, monitora informações sobre o estado nutricional e o consumo alimentar de crianças e adolescentes no Panorama da Obesidade Infantil para fomentar a criação de políticas públicas e divulga publicações e pesquisas sobre o tema no Portal Obesidade Infantil em Foco.  

Saiba mais sobre nossa atuação para prevenir a obesidade em crianças e adolescentes

Conheça a World Obesity Federation

Acesse o Portal Obesidade Infantil em Foco