Desiderata recebe Prêmio Melhores ONGs do Brasil

O Instituto Desiderata acaba de ser selecionado como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar, na maior premiação do terceiro setor brasileiro. Mais de 2.500 organizações se inscreverem para esta segunda edição do prêmio, que tem o objetivo de reconhecer instituições “exemplares”, que se destacam pela transparência e gestão em suas atuações. A cerimônia de premiação está sendo realizada nesta quinta-feira (01/11), em São Paulo, pelo Instituto Doar, Rede Filantropia e O Mundo que queremos.

“Esse reconhecimento traz para nós, no ano em que comemoramos 15 anos de atuação na saúde infantojuvenil carioca, um incentivo fundamental: perceber a confiança da sociedade em nossas ações”, afirma a diretora executiva do Desiderata, Roberta Costa Marques. “É uma forma de devolver aos nossos parceiros e doadores a aposta que fazem diariamente em nós e de facilitar a escolha de futuros doadores, que estão selecionando causas e instituições”, diz.

Atualmente, calcula-se que o Brasil tenha cerca de 300 mil ONGs. O prêmio reúne algumas das mais importantes organizações do país. O Instituto Desiderata trabalha desde sua fundação para a melhoria da saúde infantojuvenil no Rio de Janeiro, com longa experiência na área de oncologia pediátrica. Em 2019, expande ainda mais sua atuação para outras doenças crônicas-não transmissíveis, como a obesidade infantojuvenil.

Este ano, o trabalho realizado pelas organizações será também publicado no GUIA 2018 das Melhores ONGs, com o objetivo de oferecer a doadores e voluntários mais informações sobre as organizações participantes e aumentar o potencial de atração das mesmas. As informações e os princípios avaliados pelos organizadores foram cinco: causa e estratégia de atuação, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento e comunicação e prestação de contas. A participação na seleção do prêmio é aberta e gratuita para todas as associações sem fins lucrativos, qualquer que seja o seu porte e localização.

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada há 15 anos no Rio de Janeiro, que sonha em ver crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo. Realiza ações de mobilização e articulação entre o setor público e a sociedade civil, capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico precoce, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área.