Desiderata recebe prêmio Ana Rita Lugon Ramacciotti

Prêmio reconhece entidades e profissionais que atuam no tratamento e diagnóstico do câncer

Diretora do Desiderata, Renata Couto recebe o prêmio Ana Rita Lugon

Em reconhecimento ao trabalho de promoção do diagnóstico precoce do câncer infantil, o Instituto Desiderata recebeu, nesta terça-feira (30), o Prêmio Ana Rita Lugon Ramacciotti, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Esta foi a primeira edição da premiação, uma homenagem a profissionais e instituições que se destacam desenvolvendo trabalhos, programas e projetos de conscientização do câncer no município.

Desde 2003, o Desiderata atua em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, hospitais especializados e outras organizações da Sociedade Civil para fortalecer o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes no Rio de Janeiro e humanizar o cuidado ofertado.

Dentre as ações desenvolvidas estão a estratégia Unidos Pela Cura e a humanização de espaços de diagnóstico e tratamento. O diagnóstico precoce é fundamental para o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil.

A diretora executiva do Instituto Desiderata, Renata Couto, exaltou a importância do trabalho em rede dos homenageados no combate ao câncer. “É um prazer enorme estar ao lado de instituições tão valorosas na promoção do diagnóstico e tratamento do câncer. Quando observamos que o câncer ainda é a maior causa de morte entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, se torna ainda mais essencial o fortalecimento de políticas públicas nesta área”, afirmou.

A origem do Prêmio Ana Rita Lugon

O prêmio foi instituído em homenagem à juíza Ana Rita Lugon Ramaciotti por iniciativa do vereador Paulo Pinheiro, presidente da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-estar Social da Câmara Municipal. Juiza do Trabalho do Tribunal do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), Ana Rita Lugon se dedicou a promover iniciativas de diagnóstico e tratamento do câncer antes na cidade do Rio de Janeiro.