Desiderata e Aliança realizam ação na Câmara do Rio por aprovação de Projeto que previne a obesidade infantil

Projeto de Lei 1662/19 aguarda segunda votação desde agosto e pode prevenir a obesidade em crianças e adolescentes cariocas

Um ambiente escolar saudável é fundamental para prevenir a obesidade infantil. O Instituto Desiderata apoia a aprovação do Projeto de Lei 1662/19, que prevê medidas de prevenção à obesidade em crianças e adolescentes da cidade do Rio de Janeiro.

Na última terça-feira (07), o Desiderata e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável estiveram presentes em uma solenidade de homenagem ao secretário municipal de Saúde do Rio, Renan Ferreirinha, apoiador do projeto, para sensibilizar os vereadores cariocas sobre a importância de votar a aprovação do PL 1662/19.

O Projeto foi aprovado em primeira votação pela Câmara de Vereadores do Rio, em agosto e, desde então, aguarda uma nova rodada de votações no plenário para entrar em vigor. A ação é parte da campanha que já mobilizou mais de 6300 assinaturas da sociedade civil. Se o projeto for aprovado ainda este ano, vamos conseguir que medidas importantes de prevenção à obesidade infantil sejam adotadas já a partir do ano que vem.

O PL 1662/19 prevê que escolas não poderão vender nem oferecer refrigerantes, salsichas, salgadinhos de pacote e outros alimentos ultraprocessados. Nos estabelecimentos comerciais, os alimentos não saudáveis terão que ficar em prateleiras fora do alcance das crianças pequenas e avisos sobre a lei precisarão ser instalados.

Com a regulação das cantinas e supermercados, as crianças e adolescentes que hoje têm acesso facilitado aos ultraprocessados, terão mais dificuldade para acessá-los, o que pode levar a mudança no padrão alimentar e, em última instância, redução dos índices de obesidade.

Já nas empresas, deverão ser criadas salas de apoio à amamentação para facilitar a coleta de leite materno no ambiente de trabalho. A amamentação é um dos fatores fundamentais para a prevenção à obesidade em crianças. Junte-se a nós por escolas mais saudáveis para as crianças e adolescentes do Rio!

Apoie o PL1662/19!