Desiderata passa a compor Núcleo Gestor Nacional da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

O Instituto Desiderata conquistou mais um importante avanço em sua atuação na prevenção da obesidade em crianças e adolescentes e foi incluído como uma das organizações representantes do Núcleo Gestor Nacional da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. O representante do Instituto no Núcleo será o gestor de projetos de saúde do Desiderata, Lucas Sanches, que seguirá em um mandato até março de 2023.

A entrada do Instituto Desiderata no Núcleo permite uma mobilização ainda maior em torno da proposição e defesa de políticas públicas de incentivo, apoio e proteção às práticas alimentares adequadas e saudáveis. No núcleo gestor, o Desiderata será uma das organizações responsáveis por fazer a articulação e ouvir as demandas de mais de 80 entidades que compõem os núcleos locais da Aliança por todo o Brasil, além de participar da organização dos encontros nacionais de planejamento estratégico da Aliança.

“Estou bastante feliz em ocuparmos essa nova posição na Aliança. Em um momento desafiador como a pandemia, em que enxergamos o peso das desigualdades, será uma importante via de mão dupla, principalmente na área do advocacy, para buscar garantir o direito das crianças adolescentes a terem acesso à alimentação saudável.”, ressaltou Lucas Sanches, que já colaborava com a Aliança antes de fazer parte da equipe do Desiderata.

O Desiderata atua, desde 2003, focado no diagnóstico precoce e tratamento do câncer infantil e, desde 2019, ampliou sua atuação para o campo da prevenção à obesidade em crianças e adolescentes no Brasil, que hoje afeta uma em cada três crianças atendidas pela atenção primária no país e é fator de risco para inúmeras doenças, tanto na infância, quanto na fase adulta.

No mesmo ano, o Desiderata buscou contribuir para o enfrentamento da obesidade em crianças e adolescentes lançando o Panorama da Obesidade, em que reúne informações que evidenciaram o cenário crítico de avanço da obesidade infantojuvenil no estado do Rio de Janeiro. A publicação já está em sua segunda edição.

Desde que a Aliança foi criada, é a primeira vez que o Núcleo Gestor Nacional se renova e passa a contar com oito organizações-membro. Para fazer parte do núcleo da rede, o Desiderata apresentou sua candidatura e teve que passar por critérios de avaliação da Comissão de Renovação da Aliança, que iniciou o processo em outubro do ano passado. Ao lado do Desiderata, a FIAN Brasil também passa a fazer parte da rede.

O Núcleo Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável será composto agora pelos seguintes representantes:

Ana Carolina Feldenheimer – Núcleo de Alimentação e Nutrição em Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NANPP-UERJ)
Elisabetta Recine – Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (OPSAN-UnB)
Glen Makuta – Slow Food
Inês Rugani – Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Janine Giuberti – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
Lucas Sanches – Instituto Desiderata
Nayara Côrtes – FIAN Brasil
Paula Johns – ACT Promoção da Saúde