Desiderata participa do I Encontro Ampliado Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Niterói

Diretora do Desiderata, Renata Couto discursou durante a abertura do Encontro em Niterói

Encontro marca uma das ações do Desiderata em Niterói

O Instituto Desiderata participou nesta quarta-feira (30) do I Encontro Ampliado Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Niterói, realizado na Universidade Federal Fluminense. O encontro é um dos eventos preparativos para a Conferência Nacional do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e teve como tema “Erradicar a Fome e garantir direitos: Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.  

A diretora executiva do Instituto Desiderata, Renata Couto, participou da mesa de abertura do evento e reafirmou o papel do Instituto Desiderata no apoio a políticas públicas que promovam ambientes alimentares mais saudáveis para crianças e adolescentes. 
 
“É fundamental termos políticas públicas que garantam a alimentação adequada e saudável. Sanar o problema da fome é urgente, mas é preciso fazer junto com políticas de acesso a alimentos saudáveis.  Entendemos que uma estratégia é criar cada vez mais ambientes alimentares saudáveis e reconhecemos as escolas como um ambiente fundamental para a formação de hábitos alimentares saudáveis”, disse. 

O retorno e a importância do Consea  

O Consea é um dos principais mecanismos de controle e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no Brasil e integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).  
 
O Conselho é um órgão de assessoramento direto à Presidência da República e foi extinto em janeiro de 2019, durante o governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro. Em fevereiro deste ano, o Consea foi retomado para promover políticas públicas voltadas à promoção da segurança alimentar e nutricional após o retorno do Brasil ao Mapa da Fome. 

Renata Couto, diretora do Instituto Desiderata, durante a mesa de abertura do Encontro

Desiderata atua em Niterói para promover infâncias mais saudáveis 

Desde 2021, o Desiderata tem realizado uma série de ações em Niterói para promover ambientes alimentares mais saudáveis e ajudar a prevenir a obesidade em crianças e adolescentes no município. 
 
O Instituto participou ativamente da incidência política para a aprovação da Lei 3766/23, que restringe a venda de alimentos ultraprocessados nas escolas da cidade, e desenvolve, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, uma linha de cuidado para prevenção e acompanhamento da obesidade em crianças e adolescentes do município

Neste ano, o Desiderata segue em diálogo direto com as autoridades da cidade para garantir a implementação da Lei 3766/23 e auxiliar as escolas no processo de transição para ambientes livres de ultraprocessados. Além disso, o Instituto também articula a publicação de uma resolução que regulamente também os ambientes alimentares das unidades de saúde da cidade.