Desiderata lança ferramenta inédita para acompanhar os índices de Obesidade Infantil

Panorama da Obesidade em Crianças adolescentes está hospedado no Portal Obesidade em Foco, que reúne também outras informações sobre o tema

O Instituto Desiderata lançou nesta terça-feira (19), com o apoio da associação Umane, o Panorama Nacional da Obesidade em Crianças e Adolescentes e o portal Obesidade Infantil em Foco.

A apresentação da plataforma foi feita em uma live realizada no canal do Youtube do Desiderata e apresentada pela Analista de Saúde Elisa Mendonça. O evento contou com a participação das especialistas Gisele Bortolini (CGAN/Ministério da Saúde), Katiana Teléfora (Secretaria de Estado de Saúde do RJ), Thais Junqueira (Umane) e Ana Carolina Feldenheimer (Uerj), que comentaram os dados divulgados no Panorama.

Com uma navegação simples e intuitiva, o Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes permite visualizar e interagir com os dados, facilitando o acesso às informações recentes sobre o estado nutricional e o consumo alimentar de crianças e adolescentes no Brasil, a partir das informações coletadas no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), do Ministério da Saúde.

A plataforma permite que o usuário visualize os dados de estado nutricional e consumo alimentar de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos  atendidos na Atenção Primária à Saúde em âmbito municipal, estadual e federal. Além disso, permite a aplicação de filtros como sexo, raça e faixa etária.

Consumo de ultraprocessados entre crianças e adolescentes preocupa

Entre os dados mais preocupantes do estudo está a condição de excesso de peso. De acordo com os dados do SISVAN, do total de usuários menores de 19 anos acompanhados, 33% apresentam sobrepeso, fator que ajuda a compreender o crescimento da obesidade neste segmento. Na análise por gênero, raça e grupo etário, a maior concentração de excesso de peso está entre meninos pardos de 0 a 5 anos, que ficou em 36%.  

Outro dado importante é o consumo de produtos ultraprocessados entre crianças e adolescentes. Os dados do SISVAN mostram que o consumo desses produtos na faixa etária entre 02 e 19 anos foi superior a 80%. Entre crianças de 5 a 10 anos, este número chegou a 85%. O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados contribui para o sobrepeso e obesidade, que são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças como hipertensão, distúrbios gastrointestinais, diabetes e até mesmo câncer.

Reveja nossa live de lançamento e os comentários sobre o Panorama clicando neste link!

Conheça o Portal Obesidade Infantil em Foco e acesse o Panorama Nacional da Obesidade Infantil!