Desiderata lança capacitação de profissionais da Atenção Primária de Niterói

O Instituto Desiderata lançou iniciou nesta terça-feira (31) os cursos de qualificação sobre Cuidados Relacionados à Obesidade e Diagnóstico Precoce do Câncer em crianças e adolescentes para os profissionais da Atenção Primária à Saúde de Niterói.

Os cursos são gratuitos e foram desenvolvidos pelo Instituto Desiderata. A qualificação é feita em parceria com a Prefeitura de Niterói e faz parte das ações previstas no Plano Municipal de Saúde Participativo (2022-2025), relacionadas ao enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis do município, que incluem combate à obesidade e o câncer infantil e a capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde da cidade.

As aulas serão realizadas na modalidade de ensino à distância (EAD) e os cursos oferecidos também já fazem parte do Plano Municipal de Educação Permanente de Niterói.

A aula inaugural foi realizada na Sala Nelson Pereira dos Santos, respeitando os protocolos de distanciamento social em vigor na cidade. A apresentação do Desiderata e dos cursos foi feita pelo gestor de Projetos em Obesidade do Instituto, Raphael Barreto. “A parceria com Niterói é fundamental para expandir o trabalho do Desiderata e nos ajudar a cumprir nosso objetivo de qualificar a rede de Atenção Primária à Saúde de todo o país, sensibilizando os profissionais para as pautas do câncer infantil e da obesidade em crianças e adolescentes”, conta Raphael.

Além dos profissionais que farão os cursos, o evento contou com a presença do secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Alves Torres e da Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Niterói, Elena Lopes, além de outros representantes da SMS.