Desiderata inicia novas turmas de cursos EAD em saúde infantil

Confira os resultados do primeiro ano de ensino à distância e as novas ofertas para 2022 

O Instituto Desiderata iniciou, em janeiro deste ano, novas turmas de qualificação profissional à distância em saúde infantil, voltadas para profissionais da Atenção Primária. Em parceria com as secretarias municipais das regiões Metropolitana I e II, Noroeste e Serrana, Médio Paraíba e Centro- Sul, a expectativa é formar 4485 novos profissionais até dezembro de 2022.

Ao longo do ano, os cursos de qualificação seguirão com inscrições abertas tanto para formação de turmas com profissionais indicados pelas gestões municipais, quanto para livre demanda de profissionais da rede e, no primeiro semestre deste ano, está previsto o início de um novo curso sobre o cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da obesidade infantojuvenil.

A formação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido um dos principais eixos de atuação do Desiderata para fortalecer as ações de cuidados voltados para crianças e adolescentes no Sistema Único de Saúde.

Em 2021, demos início a uma nova etapa desta frente, passando a oferecer cursos gratuitos de qualificação à distância a esses profissionais. Com o apoio do Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn e da UMANE, oferecemos, pela primeira vez, os cursos de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil e Cuidados Relacionados à Obesidade em Crianças e Adolescentes na modalidade de ensino à distância (EAD).

Além de superar as barreiras físicas impostas pela pandemia, a modalidade EAD permitiu a expansão da oferta dos cursos para os profissionais de saúde que atuam na APS dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Na modalidade presencial, o curso de Diagnóstico Precoce do Câncer já havia sido realizado na capital e alguns municípios da região metropolitana II do Rio.

De agosto a novembro de 2021, 1638 profissionais, de todas as nove regiões de saúde do estado se inscreveram nos cursos – sendo 876 inscritos a partir da livre demanda e 762 inscritos a partir da articulação da equipe do Desiderata com os gestores das secretarias estadual e municipais de saúde.

Confira os resultados do primeiro ano dos cursos EAD.

Engajamento dos gestores é fundamental para o sucesso das turmas

Um dos maiores desafios para este segundo ano dos cursos EAD será aumentar a taxa de conclusão dos cursos. Para alcançar este objetivo, a articulação com a gestão estadual e as gestões municipais, compondo turmas para cada município e liberando os profissionais para participarem dos cursos quando possível, será fundamental.

“A parceria com os municípios reflete uma maior taxa de conclusão, porque as gestões podem estimular os profissionais a ingressarem e finalizarem os cursos. Além disso, os encontros on-line com os tutores são feitos junto a profissionais do mesmo território, o que gera maior engajamento”, ressalta a consultora do projeto de ensino à distância do Desiderata, Camila Nóbrega.

A oferta de cursos para profissionais da APS continua!

Inscreva-se nos cursos de qualificação em EAD do Desiderata.

Acesse nosso relatório completo com os resultados do primeiro ano dos cursos EAD