Desiderata fecha parceria com Niterói para prevenir obesidade infantil no município

SMS e Instituto Desiderata firmam parceria para elaboração e implementação de linha de cuidados com foco na prevenção da obesidade infantil em crianças e adolescentes da cidade

Nesta sexta-feira, dia 8 de abril, o Instituto Desiderata e a secretaria municipal de saúde de Niterói assinaram o termo de cooperação para a implementação de uma linha de cuidados para apoiar a prevenção e manejo da obesidade infantil na cidade, em uma iniciativa inovadora no país. O projeto conta com o apoio da Umane.

No evento, estiveram presentes o secretário municipal de saúde, Rodrigo Oliveira, a subsecretária de Redes, Maria Angélica Duarte, a diretora do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, Elaine López, o assessor da subsecretaria de planejamento, Gilson Andrade, a assessora da Sala de Situação, Ciane Rodrigues, o gerente de projetos do Desiderata, Raphael Barreto e o consultor de nutrição do Desiderata, Hugo Marques.

O projeto pretende criar protocolos de atendimento que irão orientar os profissionais do Sistema Único de Saúde sobre as condutas a serem seguidas dentro da rede de saúde para a prevenção, acolhimento e cuidado com a obesidade infantojuvenil.

De acordo com Raphael Barreto, gerente de projetos do Desiderata, o objetivo é ofertar ações e serviços de saúde de forma integrada e harmônica nos diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Entre as ações do plano de trabalho estão a formação de um Grupo de Trabalho (GT) com atores-chave no cuidado a crianças e adolescentes​ da cidade, a realização de diagnósticos epidemiológicos e de equipamentos sociais (como parques, áreas de lazer, lanchonetes) em cada uma das regiões de saúde e sensibilização e educação permanente, com oferta de cursos de qualificação para os profissionais da Atenção Primária à Saúde​ (APS).

“A implementação desta linha de cuidado é de grande importância para prevenção e promoção à saúde das crianças e adolescentes. Esta é uma das medidas do Plano Municipal de Saúde para o ano de 2022”, declarou o secretário municipal de saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira. 

Obesidade infantil é alta no município

O Brasil vive atualmente uma epidemia de obesidade infantil que se reflete nos índices da cidade de Niterói. De acordo com dados do Panorama da Obesidade Infantil, cerca de 37% das crianças e adolescentes atendidos na Atenção Primária do município apresentaram excesso de peso em 2020.

Clique aqui para acessar o Portal Obesidade Infantil em Foco e conhecer o trabalho do Desiderata na prevenção da obesidade em crianças e adolescentes