Desiderata doa microscópio ao IPPMG

Profissionais do laboratório do IPPMG já estão usando o novo equipamento, que vai permitir atender outros hospitais públicos

Aparelho vai dobrar a capacidade de exames no laboratório do hospital e contribuir para a formação de profissionais da área, melhorando diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil

O Laboratório de Diagnósticos Avançados do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ, recebeu, esta semana, um novo microscópio para ampliar sua capacidade de análise. A doação, feita pelo Instituto Desiderata, foi resultado de um edital lançado em 2019 pela organização, dirigido aos serviços pediátricos integrantes da estratégia Unidos Pela Cura, que busca reduzir o tempo de diagnóstico e aumentar as  chances de cura do câncer infantojuvenil.

Atualmente, o laboratório realiza 520 exames de diagnóstico e acompanhamento por ano, atendendo a 160 pacientes com leucemias, linfomas e alguns tumores sólidos. As análises são  fundamentais para fazer, além do diagnóstico preciso, ajustes no tratamento. “No momento em que o paciente chega com câncer ao nosso hospital, é muito importante, além de a gente diagnosticar o tipo de câncer, identificar qual a alteração genética ele tem. Na parte de tumores sólidos pediátricos, tem uma série de doenças que, se fossem identificadas determinadas mudanças genéticas, haveria mudança no tratamento”, explica a coordenadora do laboratório, Elaine Sobral da Costa. 

O laboratório já contava com uma máquina, mas ela não era suficiente para que a equipe realizasse as análises demandadas no tempo adequado. A doação do Desiderata, que foi possível com o apoio da Chevron, inclui também o material que permite que esses novos exames façam parte da rotina do laboratório. Além do próprio IPPMG, o laboratório atende também aos hospitais Federal da Lagoa e São José do Avaí. Com o novo equipamento, a capacidade será dobrada e a unidade poderá atender também aos demais hospitais pediátricos públicos do Rio de Janeiro. O equipamento também poderá ser usado para diagnosticar alterações genéticas herdadas, como síndrome de Downs e síndrome de Turner.  

Como está ligado à UFRJ, o laboratório do IPPMG também é um importante centro de treinamento  e pesquisa: é  referência nacional no desenvolvimento de novas estratégias para diagnóstico e acompanhamento de tumores pediátricos, com produção científica de reconhecimento internacional. O aumento da capacidade de atendimento vai permitir que mais profissionais recebam formação ali e, no médio prazo, a expectativa é criar o primeiro curso de capacitação em laboratório para o câncer pediátrico.

“O investimento nesse laboratório é estratégico para ampliar as chances de cura das crianças e adolescentes com câncer do Rio de Janeiro, pois além de aumentar a capacidade e qualidade do diagnóstico, deixa um legado de longo prazo ao permitir a capacitação de novos profissionais do laboratório”, destaca a diretora executiva do Instituto Desiderata, Roberta Costa Marques.