Desiderata debate políticas públicas para a primeira infância em Niterói

Instituto participou de audiência pública sobre o tema na Câmara de Vereadores

O Instituto Desiderata participou, na última quarta-feira (27), de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói, para debater a construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PL 1/2021). 

O gestor de projetos em obesidade do Desiderata, Raphael Barreto, apresentou em plenário as ações desenvolvidas pelo Instituto nas áreas de obesidade infantil e oncologia pediátrica nos últimos anos. “Dialogar com a sociedade é fundamental para construirmos políticas públicas que garantam uma infância mais saudável para crianças e adolescentes de Niterói”, afirma. 
 
A cidade de Niterói estima hoje uma população de 28.766 crianças entre 0 e 6 anos. O Plano Municipal da Primeira Infância é dividido em cinco eixos estratégicos que compõem políticas públicas visando melhorias na primeira infância no município.

O Instituto Desiderata atua diretamente no Eixo 2, que prevê a saúde integral para o desenvolvimento saudável. Em um trabalho conjunto com a secretaria de saúde do município, desde o ano passado o Instituto oferta dois cursos EAD para profissionais de saúde da Atenção Primária, sobre o Diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e sobre cuidados relacionados à obesidade infantojuvenil.

Parceria entre secretaria de saúde e Desiderata previne a obesidade no município

Além disso, a parceria também prevê o desenvolvimento e implementação de uma linha de cuidado para a prevenção da obesidade em crianças e adolescentes.

O projeto, que conta com o apoio do Instituto Phi e da Umane, criará protocolos de atendimento que irão orientar os profissionais do Sistema Único de Saúde sobre as condutas a serem seguidas dentro da rede de saúde para a prevenção, acolhimento e cuidado com a obesidade em crianças e adolescentes. 
 
O objetivo é reduzir em 10% a obesidade infantil de crianças menores de 6 anos acompanhadas pela Atenção Primária à Saúde (APS) no município. 

Entre as estratégias inclusas no plano estão a sensibilização dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para realizar o registro no SISVAN de todas as crianças acompanhadas pelas Unidades e a realização de campanhas publicitárias a respeito da alimentação saudável na infância e da importância do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida.  
 
Além disso, o plano prevê intensificar as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) a respeito da prevenção à obesidade infantil e oferecer atividades de promoção e prevenção à obesidade aos alunos das Escolas Municipais a partir dos profissionais das Unidades de Saúde, em conjunto com as equipes das Unidades Escolares. 
 
Estiveram presentes na audiência, a convite da vereadora autora do PL, além do Instituto Desiderata, representantes da Subsecretária de Gestão de Redes de Niterói, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Escritório de Gestão de Projetos, do Núcleo Interseccional de Maternidades e do Coletivo de Mães da UFF.