Desiderata apresenta painel em parceria com a FIAN Brasil e RedeSAN em Encontro Nacional contra a Fome

Institutos debaterão a insegurança alimentar e seus efeitos na saúde da população negra 

O Instituto Desiderata apresenta, nesta quarta-feira (22), em parceria com a FIAN Brasil e a RedeSAN, o painel “Alimentação e Nutrição como Direito Humano: quem são os humanos de direito? Reflexões sobre a fome e seus efeitos na saúde da população negra”, no Encontro Nacional Contra a Fome. 

O evento acontece de 20 a 23 de junho na sede nacional da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, e reúne diversos especialistas e instituições que debatem saídas e soluções para frear o avanço da insegurança alimentar no Brasil. 

O painel apresentado pelo Instituto Desiderata em parceria com a FIAN Brasil e RedeSAN discute o direito humano à alimentação e o direito à alimentação saudável e adequada, com foco na população negra. Uma pesquisa desenvolvida pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), divulgada no último dia 8 de junho mostrou que 65% dos domicílios de população negra sofrem de insegurança alimentar 

“Faremos uma discussão que passa pela necessidade de pensar o racismo e em como normalizamos equivocadamente o fato de que a população que passa fome pode se alimentar com qualquer tipo de alimento. Não basta não passar fome, temos que nos alimentar com alimentos nutritivos e adequados”, afirma Raphael Barreto, gestor de projetos na área de obesidade do Instituto Desiderata. 
 
Acesse encontrocontraafome.org.br e cadastre-se para acompanhar o evento ao vivo.