Capacitamos mais de 400 profissionais para identificar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil no último ano

Capacitamos 458 profissionais da estratégia da saúde da família, entre julho e novembro de 2019. Considerando que o câncer infantojuvenil é uma doença rara e difícil de diagnosticar e que o tema não integra grande parte dos currículos dos cursos de Medicina e Enfermagem no Brasil, o Instituto Desiderata oferece, desde 2007, essa formação a médicos e outros profissionais de saúde. No ano passado, formamos profissionais da Região Metropolitana II, que abrange os municípios de Niterói, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Maricá e São Gonçalo, e da Metropolitana I (capital).

“O câncer é sempre uma doença que ninguém quer ver, e a capacitação é fundamental para desmistificá-la para as equipes de saúde. Assim, elas começam a admitir o câncer como possibilidade de diagnóstico, o que aumenta as chances de identificar e tratar a doença precocemente ”, destaca a coordenadora de projetos do Instituto Desiderata, Claudia Bezerra.

Essa formação é um dos eixos estratégicos do programa Unidos pela Cura, política de promoção do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil do Rio de Janeiro, liderada pelo Instituto Desiderata. Até o momento, formamos mais de 4 mil profissionais, em parceria com o INCA, e com apoio das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde.

A capacitação é fundamental para aumentar as possibilidades de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. Em 2020, vamos expandir nossa atuação para a Baixada Fluminense e o interior do estado. Para saber sobre os materiais disponíveis e nossas futuras turmas, acesse o site do Unidos pela Cura.

Sobre o Desiderata

O Instituto Desiderata é uma OSCIP, fundada há 15 anos no Rio de Janeiro, que sonha em ver crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo. Eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar, constrói uma história inovadora com gestores públicos e organizações buscando soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde infantojuvenil. Realiza ações de mobilização e articulação entre o setor público e a sociedade civil, capacitação de profissionais de saúde, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área. Desde o início, trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia sua atuação para outras doenças crônicas não-transmissíveis e fatores de risco, como a obesidade infantil.