Câncer infantojuvenil

Por que trabalhamos para ampliar as chances de cura do câncer infantojuvenil?

causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil

7930

novos casos por ano no país

80%

de chances de cura se tratado precocemente e em centros especializados

O câncer é um problema de saúde pública no mundo, que exige tratamentos de alto custo e longa duração. Dessa forma, os sistemas de saúde precisam estar organizados e preparados para prover atendimento de qualidade, e assim proporcionar melhores expectativas de cura.

No câncer infantojuvenil, o desafio é ainda mais sensível: não existem evidências de medidas de prevenção efetivas, são mais raros e, em geral, mais agressivos. No entanto, diferentemente da doença em adultos, possuem grandes chances de cura. Com o diagnóstico precoce e acesso rápido ao tratamento de qualidade, as chances de cura podem chegar a até 80%.

Porém, diagnosticar o câncer nessa população é uma grande questão, já que os sinais e sintomas da doença não são precisos e podem ser confundidos com os de outras enfermidades comuns nessa faixa etária.

Desde 2005, o Instituto Desiderata trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil através do Unidos Pela Cura (UPC), política pública de promoção do diagnóstico precoce implementada no Rio de Janeiro. Construída de forma colaborativa entre gestores do SUS, serviços especializados e organizações da sociedade civil, a iniciativa tem como missão garantir que crianças e adolescentes com suspeita de câncer chegam precocemente aos centros de diagnóstico e tratamento que integram o SUS.

O Instituto mantém também seu compromisso com a produção e consolidação de informações sobre oncologia pediátrica e trabalha na transformação de ambientes de diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil, tornando esses espaços acolhedores, lúdicos e agradáveis para pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.

O Instituto Desiderata tem como um de seus principais eixos de atuação a formação e qualificação de profissionais da saúde para o fortalecimento do cuidado de crianças e adolescentes.

Além disso, o Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP) do Desiderata é um espaço multiprofissional de discussões e trocas de experiências que gera propostas que influenciam na (re)definição de políticas públicas que garantam diagnóstico precoce, acesso rápido e tratamento de qualidade para o câncer infantojuvenil.

Essas ações integradas são realizadas com o objetivo de reduzir a desigualdade no acesso ao tratamento do câncer infantojuvenil, permitindo que todas as crianças e adolescentes tenham as mesmas oportunidades de obtenção da cura e de receberem uma atenção integral e humanizada.

Unidos Pela Cura

Política pública de promoção do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro.

Humanização do Tratamento

Transformação de espaços de tratamento para crianças adolescentes em ambientes lúdicos e acolhedores.

Qualificação de profissionais de saúde

O Instituto Desiderata tem a qualificação de profissionais de saúde como parte fundamental de suas atividades. Ao longo de nosso trabalho, mais de 5 mil profissionais foram treinados para reconhecer os sinais e sintomas de câncer em crianças e adolescentes.

Campanhas de Mobilização

Campanhas de mobilização e conscientização dos profissionais de saúde para a importância de estarem atentos aos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes.

Panorama da Oncologia Pediátrica

Produção e consolidação de informações sobre oncologia pediátrica, que possibilitam a avaliação dos avanços e desafios do tratamento do câncer em crianças e adolescentes no país.

Fórum de Oncologia Pediátrica

O Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP) é um espaço coletivo que promove intercâmbio de experiências, debates e formulação de sugestões para (re)definir políticas públicas que assegurem diagnóstico precoce, acesso ágil e tratamento de excelência para o câncer infantojuvenil.

O diagnóstico precoce salva vidas de crianças e adolescentes!

Como você pode contribuir para ampliar as chances de cura do câncer em crianças e adolescentes?

Apoie o Desiderata e ajude a promover infâncias mais saudáveis para crianças e adolescentes brasileiros.