2º Seminário de Obesidade de Crianças e Adolescentes. Participe!

Com convidados especiais, como o Dr. Drauzio Varella, evento online alerta sobre os desafios dos altos índices da doença entre crianças brasileiras. Inscreva-se!

O Instituto Desiderata realiza, nos próximos dias 8, 14, 19 e 21 de outubro, o 2º Seminário de Obesidade de Crianças e Adolescentes. As conversas serão transmitidas online, e as inscrições podem ser feitas neste formulário.

Os temas foram escolhidos pensando na importância de sensibilizar gestores, profissionais de saúde e da população em geral sobre a obesidade infantil. O primeiro dia abordará o panorama da obesidade infantil no Brasil e os conteúdos seguintes serão: a importância da culinária na prevenção da obesidade infantil, a obesidade em tempos de COVID-19 e os desafios da comunicação sobre o assunto.

O evento conta com a participação de convidados como o Dr. Drauzio Varella e a coordenadora de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, entre outros especialistas.

Confira a programação completa:

Dia 08/10 às 18h – O panorama da obesidade infantil no Brasil

Apresentação e mediação: Roberta Marques, diretora do Instituto Desiderata

Painel 1: II Panorama da Obesidade em crianças e adolescentes – Elisa Mendonça, analista de saúde do Instituto Desiderata.

Painel 2: Fatores de risco da Obesidade Infantil – Dr. Drauzio Varella, médico oncologista, cientista e escritor.

Painel 3: O enfrentamento à obesidade infantil no Brasil – Giselle Bortolini, servidora pública, nutricionista, doutora em nutrição e coordenadora da CGAN/MS.

Dia 14/10 às 19h – Comer, cozinhar e cuidar – aspectos fundamentais na promoção da saúde infantojuvenil

Apresentação e mediação: Elisa Mendonça, analista de saúde do Instituto Desiderata.

Painel 1: O resgate da culinária e da ancestralidade para a promoção de práticas alimentares saudáveis – Rute Costa, nutricionista, professora e vice-coordenadora de Extensão Universitária da UFRJ Campus Macaé.

Painel 2: Cozinhar na infância – Gabriela Kapim, nutricionista e apresentadora.

Dia 19/10 às 19h – Obesidade infantil em tempos de COVID-19

Apresentação e mediação: Roberta Marques, diretora do Instituto Desiderata.

Painel 1: Obesidade em crianças e adolescentes uma responsabilidade compartilhada – Lais Fleury e Livia Cattaruzzi Gerasimczuk, Instituto ALANA.

Painel 2: Infância e cuidado em tempos de pandemia – Denise Lellis, pediatra com título de especialista pela SBP, pediatra da liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP e Membro do departamento de Obesidade Infantil da ABESO.

Dia 21/10 às 19h – Obesidade infantil desafios para comunicar 

Apresentação e mediação: Rosa Mattos, jornalista ACT Promoção da Saúde/Aliança Pela Alimentação Saudável e Adequada.

Painel 1: Políticas de alimentação e nutrição com foco na infância – Patricia Jaime, nutricionista, professora e Pós-Doutora em Epidemiologia Nutricional pelo NUPENS-USP.

Painel 2: Estigma da obesidade e políticas públicas – Olivia Cavalcanti, diretora de Ciência e Educação da World Obesity Federation.

Painel 3: A experiência da campanha “obesidade infantil é uma questão de saúde pública” – Anna Cardoso, jornalista e gerente de comunicação Instituto Desiderata.