2020 chegou: avançar e inovar são nossas metas

Em 2020, o Instituto Desiderata completa 17 anos. Ao longo de todos esses anos fortalecendo o setor público para melhorar o serviço de saúde direcionado à criança e ao adolescente, passamos por mudanças de governo, crises políticas e econômicas, além da revolução tecnológica que trouxe novas oportunidades, mas também acentuou a necessidade de mudanças inovadoras e rápidas em todos os setores. Frente a isso, em todos esses anos, atuamos com conhecimento, flexibilidade, coletividade e inovação, habilidades fundamentais a uma organização social que pretenda contribuir com as políticas públicas e superar os desafios. Resultados como 90% das crianças com suspeita de câncer agendadas em até 72h para investigação dos sintomas na rede pública são frutos desse trabalho.

Para enfrentar desafios complexos como os de saúde, nós acreditamos nas ações baseadas em evidências e na articulação dos diferentes setores envolvidos no setor. Em 2019, tivemos boas razões para celebrar os resultados dessas ações. O 5º Fórum de Oncologia Pediátrica se consolidou como referência nacional, promovemos a Iniciativa Global do Câncer Infantil da OMS no Brasil e capacitamos 600 profissionais de saúde da Região Metropolitana do Rio para detecção precoce do câncer infantojuvenil. Também reunimos especialistas e gestores públicos no lançamento do primeiro Panorama da Obesidade Infantil, apontando que este é um problema da sociedade – e não individual – e que, para contê-lo, é preciso um esforço conjunto de mudança do ambiente em que vivemos, favorecendo escolhas alimentares mais saudáveis.

Neste ano que se inicia, teremos desafios ainda maiores. A agenda de oncologia pediátrica se fortalecerá com o avanço do Unidos pela Cura para outros municípios do Rio de Janeiro, e a sistematização dessa metodologia estará disponível para outros estados; realizaremos um hackathon para buscar soluções inovadoras de monitoramento da saúde infantojuvenil e uma campanha de comunicação para chamar atenção para o risco da obesidade infantil. Este será, também, ano de eleição, e achamos fundamental garantir o comprometimento dos candidatos à prefeitura com as crianças e os adolescentes, com a apresentação de uma carta compromisso que assegure a priorização de políticas públicas voltadas para esse público.

Unindo esforços, acreditamos que poderemos, juntos, encontrar soluções e chegar aos melhores resultados. Contamos mais uma vez com vocês, nossos parceiros e apoiadores, para alcançar o sonho de ter as crianças brasileiras entre as mais saudáveis do mundo.

Um Abraço,
Roberta Costa Marques
Diretora Executiva