18 anos de muitas conquistas e novos desafios à frente!

Percorremos um longo caminho e encaramos uma série de desafios até atingirmos a “maioridade”: temos muito a comemorar e uma série de desafios pela frente

O Desiderata completou, em agosto, 18 anos de atuação em prol da saúde da criança e do adolescente e temos muito a comemorar.  Desde o princípio, escolhemos contribuir com as políticas públicas de saúde, entendendo que assim estaríamos beneficiando todas as crianças e adolescentes, inclusive as que mais precisam, com impacto mais estruturante e de longo prazo. Estratégia que, a cada dia, vem se provando a mais acertada.  

Percorremos um longo caminho e encaramos uma série de desafios até atingirmos a “maioridade”. Aos 18, podemos comemorar os impactos do Unidos pela Cura, uma iniciativa que organiza o fluxo de encaminhamento rápido de crianças com suspeita de câncer na atenção primária e que já  capacitou  mais de 4 mil profissionais da saúde pública, contribuindo para o diagnóstico precoce, variável fundamental para aumentar as chances de cura. Quinze  anos depois, essa experiência, que envolve todos os hospitais públicos especializados do Rio de Janeiro e secretarias de saúde, agora vai inspirar e chegar a outros estados com o Guia do Unidos pela Cura, apoiando outros lugares a promover o diagnóstico precoce.   

Ainda no sentido de fazer com que o acesso ao tratamento adequado seja uma realidade para todas as crianças brasileiras,  lançamos uma plataforma de ensino à distância para profissionais de saúde e ampliamos o alcance do Panorama e do Fórum de Oncologia Pediátrica, com dados nacionais sobre o câncer infantil e a discussão sobre políticas de câncer para crianças e adolescentes em todo o Brasil.   

Quanto ao enfrentamento da obesidade infantil no Brasil, estamos apoiando o projeto de lei 1662/2019 na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que institui ações promotoras de ambientes mais saudáveis para crianças e adolescentes, e realizando a campanha “Quem quer prevenir a obesidade infantil, levanta a mão!”. Ao concretizar essa proposta, a cidade do Rio de Janeiro pode se tornar um exemplo para o país, estimulando a alimentação saudável ao tirar os ultraprocessados de escolas e do alcance das crianças em supermercados e ajudando a conter os preocupantes índices da obesidade no município.

Outra ação importante tem sido implementada no Rio de Janeiro, com vistas a alcançar outros municípios do país, com a organização de uma linha de cuidado para a obesidade infantil na atenção primária à saúde aliada à capacitação online de profissionais de saúde para abordagem e monitoramento do excesso de peso e consumo alimentar. Em breve, lançaremos também um panorama on-line de dados sobre obesidade infantil no Brasil. 

Tais avanços e reconhecimento do Desiderata como ator relevante na área de saúde pública acontecem em meio a desafios atuais complexos a serem superados para que possamos sonhar que as crianças e adolescentes brasileiros estejam entre os mais saudáveis do mundo.  Além da crise sanitária, hoje, a taxa de mortalidade por câncer infantil está estagnada em 42%, em se tratando de uma doença potencialmente curável; e 1/3 das crianças e adolescentes estão com excesso de peso ou obesidade no Brasil, comprometendo seu desenvolvimento e gerando doenças crônicas que são responsáveis por 71% das mortes de adultos. Nosso desafio é grande, mas não é impossível!  

Então vem com a gente, participe, conheça mais nosso trabalho. Vamos garantir um futuro mais saudável para as crianças e adolescentes e, então, construirmos juntos um país melhor! 

Um abraço, 
Roberta Costa Marques
Diretora Executiva do Instituto Desiderata