Quem somos?

O Instituto Desiderata é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada há 15 anos, com uma história inovadora de atuação conjunta com gestores públicos e organizações no desenvolvimento e implementação de soluções para a prevenção, diagnóstico e cuidado para a saúde de crianças e adolescentes. Para isso, promove ações de mobilização e articulação entre o setor público e a sociedade civil, capacitação de profissionais de saúde, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área.

Desde sua origem, o Desiderata trabalha para mudar a realidade do câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro. Em 2019, amplia seu compromisso e atuação para outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e fatores de risco, como obesidade infantojuvenil.

As DCNTs são as principais causas de óbito no mundo e geram perda de qualidade de vida, além de impactos econômicos para governos, famílias e sociedade em geral.

A atuação do Instituto Desiderata alinha-se ao plano de ação da agenda mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assumidos pelos países como compromisso global para um mundo sustentável e melhor para todas as pessoas em todos os lugares. Nossas ações têm como objetivo atender, principalmente, a meta 3.4 dos ODS: “até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não-transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar”.

Nossa Missão

Promover soluções que garantam prevenção, diagnóstico e cuidado tempestivos para a saúde de crianças e adolescentes.

Nosso Sonho

Crianças e adolescentes brasileiros entre os mais saudáveis do mundo.

Manifesto

Para melhorar a vida de crianças e adolescentes trabalhamos coletivamente e fazemos acontecer. E assim iniciamos uma história de transformação.

Onde se pode enxergar desafios de saúde complexos e insolúveis, vemos a oportunidade de fazer a diferença. Mapeamos os problemas, identificamos quem e como. Articulamos indivíduos e instituições em busca da solução, produzindo mudanças sociais de interesse coletivo.

Articular para aproximar, para mobilizar, para engajar, para solucionar, para transformar causas, projetos, sonhos e vidas.

Linha do tempo

Conselho

Conselho Deliberativo

Guilherme Frering

Antonia Frering

Arminio Fraga

Germana Lyra Bahr

Maria Auxiliadora Gomes

Miguel Lago

Conselho Consultivo

Beatriz Cardoso

Heloisa H Oliveira

Luciano Huck

Marcos Moraes

Paula Guedes

Rafael G Martinez

Rodrigo Capistrano

Sergio Bermudes

Wanda Engel

Conselho Fiscal

Joaquim Dias

Eduardo Poggi

Maria Fernanda Carvalho

Equipe

Roberta Costa Marques

Diretora Executiva

Mestre em Economia Aplicada pela USP, pós-graduada em Educação e Inclusão pela PUC-Rio e especialista em gestão pela Kellogg School of Management da Northwestern University. Atuou sempre como gestora de organizações sociais. Em 2017 foi eleita Young Leader da União Internacional de Controle do Câncer (UICC).

Natália Carcione

Gerente Administrativa

Administradora especialista em sustentabilidade, sempre atuando na gestão de organizações do terceiro setor em projetos de educação, cultura, assistência social, esporte e saúde.

Luiza Rudge

Gerente de Desenvolvimento Institucional

Pós-graduada em Marketing pela PUC-Rio, trabalhou por mais de 10 anos com Comunicação e Marketing em grandes empresas e agências, com relacionamento com clientes e gestão de projetos. Migrou para o terceiro setor buscando unir seus valores pessoais à vida profissional.

Laurenice Pires

Gerente de Saúde

Mestre em Serviço Social pela PUC-Rio e especialista em Gestão da Atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral. Há mais de 15 anos atuando na área social, tem como áreas de conhecimento e interesse políticas públicas de saúde e assistência.

Evelyn Kowalczyk

Analista de Saúde

Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde (UERJ), residente em Saúde Pública (UFRJ) e especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (ENSP/FIOCRUZ). Experiência de mais de 5 anos em avaliação de serviços e políticas públicas de saúde e em epidemiologia aplicada, com interesse em doenças crônicas ou negligenciadas.

Fábia Andérez

Gerente de Comunicação

Pós-graduada em Jornalismo de Agência Internacional (Univ. Rey Juan Carlos/Agencia EFE – Madrid), é Jornalista (UFRJ), bacharel em Direito (UERJ) e apaixonada por conectar pessoas e mundos. Após 15 anos de atuação em meios de comunicação, agências e empresas, decidiu ressignificar sua história e abraçar a luta contra o câncer.

Claudia Bezerra

Coordenadora de Projeto

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dado e Pós-Graduanda em UX Design / Arquitetura da Informação. Experiência no gerenciamento de projetos de TI e há 10 anos trabalhando em projetos ligados à área da saúde.

Elisa Proença

Analista de Saúde

Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde (UERJ) e especialista em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Pesquisa Segurança Alimentar e Nutricional e Doenças Crônicas há 10 anos. No SUS atuou em diferentes atribuições, como formação em saúde e mais recentemente, na gestão da Atenção Básica do Estado do Rio de Janeiro.

Luisa De Biase

Auxiliar Administrativa

Graduada em Economia pela PUC-Rio, trabalhou com educação básica no setor privado e atuou como professora em cursos de pré-vestibular comunitários. Ingressou no terceiro setor visando trabalhar com causas pelas quais acredita.

Carolina Motta

Analista de Saúde

Especialista em Gestão da Atenção Básica e residente em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Graduada em Psicologia pela PUC-Rio. Nos últimos cinco anos trabalhou na Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, junto à gestão da saúde pública. Busca desenvolver projetos com foco no fortalecimento do SUS.

Parceiros